Uma vitória hoje, às 21h45 (de Brasília), em casa, leva o Defensor, do Uruguai, a praticamente garantir sua classificação no Grupo 8 da Libertadores. O Santos é o líder com 12 pontos em 12 disputados. O Defensor é o vice-líder com seis, seguido do Gimnásia, da Argentina, com três, e Deportivo Pasto, que ainda não pontuou.
A partida acontece no Estádio Centenário. Defensor e Pasto fazem o quarto jogo na Libertadores, igualando Santos e Gimnasia. Se o Pasto perder, estará eliminado. É a primeira vez na história que o Pasto disputa a Libertadores.
Há duas semanas, os uruguaios fizeram dois gols nos últimos dez minutos de jogo para virar o placar e conseguir a vitória na Colômbia por 2 a 1.
Se trata de uma partida decisiva para as duas equipes, e os treinadores terão de fazer mudanças pois há jogadores suspensos.
No Defensor não jogam os atacantes Mauro Vila e Sebastián Fernández, e o técnico Jorge da Silva deverá substituí-los por Danilo Peinado e Carlos M. Morales. É possível ainda que Tabaré Viudez, um jovem de 17 anos, tenha uma oportunidade.
A equipe colombiana contará com Einer Riveros e René Roseros nos lugares do zagueiro Jamel Ramos e do meio-campo Alexandre Jaramillo, expulsos no confronto entre os times no primeiro turno.
O técnico Alvaro de Jesús Gómez, do Pasto, disse estar "em uma situação muito complicada, pois não marcamos pontos, ainda, mas teremos três jogos pela frente".
"Poderemos recuperar terreno e lutar pela segunda posição. Não estamos eliminados e vamos lutar por nossas chances", disse.