O governador em exercício Hermas Brandão e a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, assinaram quinta-feira à noite (14), em Bandeirantes, Norte Pioneiro, decreto reconhecendo o curso de Sistemas da Informação, ofertado pela Faculdade Estadual Luiz Meneghel ? Falm. Criado em 2001, o curso teve parecer favorável do Conselho Estadual de Educação, que analisou o quadro de professores, os equipamentos, os laboratórios, a biblioteca e a estrutura física. São oitenta vagas anuais para as opções em Bacharelado e Licenciatura.

continua após a publicidade

Segundo o governador, ?esse é um momento que ficará marcado na história da Faculdade?. Para o diretor da Faculdade, Eduardo Meneghel Rando, o reconhecimento do curso possibilitará maior integração da região, com a oferta de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.  ?Certamente, eles contribuirão para o desenvolvimento do Norte Pioneiro?, completou Rando. A Falm possui, atualmente, 235 alunos e 25 docentes, a maioria com mestrado e especialização.

Durante a solenidade, Hermas Brandão também falou sobre a criação da Universidade do Norte do Paraná (UENP), aprovada esta semana na Assembléia Legislativa, da qual a Faculdade Estadual de Bandeirantes fará parte, juntamente com as faculdades estaduais de Direito (Fundinopi), de Educação Física (Faefija) e de Filosofia, Ciências e Letras (Fafija), todas com sede em Jacarezinho, e de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Fafi-CP). A lei que cria a UENP deverá ser sancionada no próximo dia 27, em Jacarezinho, conforme anunciou.

Para a  secretária de Ciência e Tecnologia, Lígia Puppato, o reconhecimento do curso de Sistema de Informação e a criação da UENP são exemplos de compromisso do governo estadual com a educação superior.

continua após a publicidade