O governador Roberto Requião assinou o decreto determinando que o Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, seja prioridade no Sistema de Abastecimento de Água da Sanepar. Segundo o governador, a decisão se justifica pela necessidade de aproveitamento daquele rio como manancial para capital e região.
O texto do Decreto Estadual n.º 4.267, assinado em 31 de janeiro, afirma que todos os outros mananciais do Altíssimo Iguaçu já estão sendo aproveitados em sua capacidade máxima e que não há nenhum capaz de substituir o Rio Pequeno, que possui ótima qualidade de água.
Atualmente, o Sistema do Rio Pequeno contribui com uma média de 1.200 litros de água bruta por segundo para a captação da Sanepar, situada no Rio Iguaçu, ao lado da BR-277. "O governador Requião está atendendo à população da Grande Curitiba e, sobretudo, garantindo água de boa qualidade para mais 600 mil habitantes", comenta a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa. "Dessa forma, o governo do Paraná, por meio da Sanepar, cumpre com sua obrigação ambiental e responsável ao preservar o Rio Pequeno como manancial de abastecimento", explica.