Pedra, madeira, seda, algodão, fibra de bananeira, cipó, couro, casca de coco, sisal, junco, rattan, bambu. Esses são alguns dos elementos presentes na natureza que invadem cada vez mais as casas urbanas, proporcionando beleza e conforto do piso ao teto. "Quando estamos em casa, queremos é relaxar. Então, precisamos de espaços que transmitam serenidade e leveza, para desacelerar o ritmo de vida frenético atual. Os materiais orgânicos cumprem muito bem esta tarefa e garantem uma atmosfera de bem-estar", defende a decoradora Margit Soares.
O algodão traz a maciez; a madeira, o calor; a seda, a suavidade; a pedra, a durabilidade. Cada material tem suas características peculiares, uns mais confortáveis, outros mais duráveis, mas todos com um atributo em comum indiscutível: a beleza. "A natureza é muito rica, nos oferece muitos recursos. Dá para explorar o estilo natural em várias situações na decoração, sem esquecer do equilíbrio e bom senso no que se refere ao meio ambiente, outra preocupação hoje em dia. Através do natural temos uma decoração mais sincera, bonita e sofisticada", afirma Margit.
De acordo com a decoradora, quando se usa materiais naturais, a dica é lançar mão da simplicidade, sem muitas misturas e ornamentos, deixando que a beleza do material se sobressaia. "Muitas vezes o deixamos até no aspecto bruto, como no caso de alguns tipos de mármore e de madeira. A grande tendência é misturar o design reto com algum elemento rústico, como uma mesa de madeira de demolição e uma cadeira moderna, ou vice-versa, uma mesa de linhas retas e material sintético com um banco rústico", sugere.
Materiais inusitados
A marca paulista Empório Beraldin, revendida em Curitiba pela Projeto Original, está sempre pesquisando novos materiais dentro da natureza. Um de seus últimos lançamentos é o revestimento reciclado de peles de peixes tipicamente brasileiros como tambaqui, pintado e tilápia e de rã. As peles dão charme às mesas de jantar, de centro e laterais, aparadores, luminárias, bandejas e caixas. A técnica consiste em uma colagem das peles dos peixes em uma única manta. O revestimento, aplicado diretamente no móvel ou objeto, impressiona pela beleza das estampas e pela textura diferenciada. Outros materiais exóticos da marca são as pastilhas de osso e chifre que revestem móveis e objetos.
A onda natural alcança também o tingimento de fios. Corantes extraídos da clorofila, eucalipto e urucum dão novas tonalidades a tapetes de lã de carneiro e de seda rústica fiados à mão. Quanto mais é usado, mais maciez e brilho natural o tapete vai adquirindo.