Declaração de isento pode ser feita também na Caixa

A Declaração Anual de Isentos do Imposto de Renda de Pessoa Física, que começa no próximo dia 1º de setembro, poderá ser feita também, a partir deste ano, nas agências da Caixa Econômica Federal. Além das casas lotéricas, internet, Correios e Banco Popular do Brasil, os 3.560 correspondentes bancários da Caixa, denominados Caixa Aqui, serão mais uma alternativa para a população.

Para entrega nos correspondentes bancários da Caixa Aqui, o declarante responde a perguntas que são digitadas pelo operador da máquina, em seguida lê e confirma essas respostas. O processamento é realizado e o recibo emitido. O pagamento da tarifa pela operação é de R$ 1,00. Para preencher o volante ou responder as questões, é preciso ter em mãos os números do CPF e título de eleitor (se for o caso), além de data de nascimento, conta em banco, veículo, imóvel e se é dependente de declarante do IR.

De acordo com a Receita Federal, em 2004 foram recebidas 56,5 milhões de declarações de isento. O balanço final mostrou que as casas lotéricas foram o meio preferido dos isentos, com 29,7 milhões de declarações recebidas – 52,6% do total – seguidas da internet, com 22,5 milhões. Nas agências dos Correios foram entregues 3,1 milhões e outras 632 mil foram feitas pelo telefone. Os bancos do Brasil e Popular receberam 502 mil documentos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo