Decisão sobre taxa de juros pode gerar mais um embate

Brasília – Mais um embate entre a equipe do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e a chamada ala "desenvolvimentista" do governo poderá acontecer nos próximos dias. O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne na próxima semana para discutir o nível da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) válida para o primeiro trimestre de 2006. Desde abril de 2004, essa taxa está em 9,75% ao ano.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, pressiona pela redução da taxa, que é utilizada na maior parte dos financiamentos oferecidos pela instituição que comanda. Ele quer, com isso, oferecer empréstimos mais baratos ao setor produtivo.

O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, já defendeu publicamente que a TJLP deveria acompanhar a variação da taxa de juros básica da economia, a Selic, numa época em que essa taxa estava subindo. O secretário acredita que a tendência, no longo prazo, deveria ser a TJLP aproximar-se das demais taxas de mercado.

Na sua avaliação, o nível atual da TJLP não interfere nas decisões de investimento, porque o empresário, ao decidir tocar um projeto, olha o horizonte da economia a longo prazo. A reunião mensal do CMN foi marcada para o próximo dia 15, segundo informou hoje (5) o Banco Central.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo