O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai decidir, até segunda-feira (22), se edita a medida provisória que autoriza o plantio de sementes transgênicas no país. O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), adiantou que Lula já sinalizou que vai autorizar o plantio de sementes geneticamente modificadas para a safra 2003/2003.

Caso o presidente decida autorizar o plantio de transgênicos, a medida valerá somente para a safra deste ano. A posição final do governo sobre as sementes geneticamente modificadas vai sair por meio de projeto de lei a ser enviado ao Congresso Nacional. “Nós temos dois momentos: um rápido, que dá tranqüilidade para o plantio dessa safra para o Brasil inteiro. Em segundo lugar, temos o projeto de lei chegando ao Congresso, que é algo para o futuro. Aí, sim, nós vamos ter toda regulamentação que determina como pode ser utilizada a biotecnologia”, disse o governador.

O presidente não quer anunciar oficialmente a sua decisão sem antes ouvir a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que é contra o plantio de transgênicos. A ministra não participou de reunião hoje no Palácio do Planalto com o presidente, diversos ministros, parlamentares e o governador Rigotto, porque está em viagem, fora de Brasília. Lula quer tomar uma decisão que agrade tanto aos integrantes do governo quanto aos agricultores – que terão prejuízos, se não tiverem a autorização de plantar sementes transgênicas já adquiridas anteriormente.

continua após a publicidade

continua após a publicidade