A Secretaria da Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Profissionais Especializados na França (ABPEF) e o Centro Universitário Positivo (Unicenp), promove na próxima segunda-feira encontro para debater a desinstitucionalização da psiquiatria.

continua após a publicidade

O objetivo do evento é contribuir com experiências de outros países e possibilitar a comparação de legislações e métodos de implantação das diretrizes que regem a gestão da saúde mental. O encontro será realizado no auditório 1 (bloco vermelho) da Unicenp.

O evento contará com a presença da diretora do estabelecimento público de saúde Erasme, de Antony (França), Aline Ferrand-Ricquer. A conferencista é responsável pela implantação de uma rede de atenção psiquiátrica na região de Paris, que envolve outros quatro hospitais, além de unidades de atendimento extra-hospitalar e residências terapêuticas.

O Centro Hospitalar Erasme, instalado em Antony, na região de Paris, é um centro de psicoterapia que compreende setores de psiquiatria para adultos, adolescentes e crianças. Dispõe de centro de pesquisa e de uma unidade de cuidados intensivos, além de sistema de hospital-noite e apartamentos terapêuticos. O hospital lidera uma rede de serviços que abrange uma região geográfica que inclui vários municípios da região de Paris.

A desconcentração do atendimento e a divisão em várias unidades hospitalares de menor porte, além de uma rede ambulatorial de atendimento, visa reaproximar o hospital da comunidade.

As inscrições serão feitas no local e não terão custo. O evento se destina a dirigentes e especialistas de instituições públicas e privadas ligadas à gestão de serviços vinculados à saúde mental e estudantes universitários. Contará com tradução consecutiva. Mais informações pelo telefone (41) 32-54-2854, das 13h às 18h.

continua após a publicidade