Debate sobre histórico julgamento nazista

O Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) promove entre os dias 25 e 27 de agosto, debate sobre o mais famoso julgamento da história de Israel. Há 50 anos, Adolf Eichmann, ex-oficial nazista foi capturado e condenado à pena de morte pela participação no holocausto, fato até hoje sem igual na história do país.

O evento, denominado Caso Eichmann: Banalidade do Mal e Justiça Internacional – Análise do Caso à Luz do Direito Contemporâneo, trará para discussão a importância que o julgamento teve para o Direito Penal Internacional. Na oportunidade, professores do UNICURITIBA e de outras instituições convidadas, discutirão o resultado daquele julgamento nos dias atuais e contextualizarão o fato não apenas no âmbito do Direito, mas também de outras áreas, como filosofia e ética.

A ideia de se levar o debate a este acontecimento surgiu após uma visita que o Professor José Carlos Portela Júnior realizaou junto com alunos no Grupo de Pesquisa do Direito Internacional Penal à Haia, na Holanda, onde puderam presenciar de perto os aspectos históricos do julgamento. Para Portela, levar a discussão desse episódio é interessante principalmente pela contribuição que ele proporcionou ao direito penal nos dias atuais. “O que este fato representa para a história do Direito Internacional é muito valioso para os alunos do Grupo de Pesquisa e também para a parte da sociedade que se interessa pelo assunto. Reprisar a trajetória histórica do julgamento, favorece o Direito atual”, destaca Portella.

Além das palestras e debates, os alunos presentes no evento organizarão um julgamento simulado no sábado (27), último dia do evento, que acotecerá integralmente no Câmpus do UNICURITIBA (Rua Chile, 1.678). Mais informações: www.unicuritiba.edu.br .

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo