Debate de amanhã deverá ter 40 pontos de ibope

Tudo pronto para a arrancada final. A partir das 22h, na TV Globo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Serra (PSDB), Ciro Gomes (PPS) e Anthony Garotinho (PSB) poderão formular perguntas uns aos outros em quatro blocos intercalados com temas livres e determinados.

O candidato sorteado para fazer a pergunta terá 30 segundos e poderá escolher quem deverá responder em 1 minuto e meio. Em seguida, o primeiro candidato terá réplica de 1 minuto e quem respondeu, 1 minuto para a tréplica.

O debate, que será transmitido ao vivo depois da novela Esperança, será mediado pelo jornalista William Bonner, que terá o direito de pedir esclarecimentos para os candidatos depois de suas respostas para uma nova resposta de 45 segundos. Em casos de ofensa, Bonner poderá conceder direito de resposta. No último bloco, cada candidato terá 2 minutos para fazer suas considerações finais.

É o primeiro debate que a TV Globo promove entre presidenciáveis desde a eleição de 1989, quando a emissora foi acusada pelo PT de manipular o noticiário depois do último debate do segundo turno entre Lula e Fernando Collor de Mello (então PRN) para impedir a ascensão do candidato petista.

Nesta eleição, os quatro presidenciáveis já se enfrentaram em dois debates promovidos pela TV Bandeirantes e pela Rede Record. Na época, a Bandeirantes registrou 9 pontos no Ibope e a Record alcançou 10.

Audiência

Em setembro, o índice de audiência registrado pelo Instituto Ibope de quinta-feira no horário em que o debate entrará no ar, aproximadamente entre 22h20 e 00h20, variou conforme o programa. No dia 19, por exemplo, a audiência oscilou entre 29 pontos, ou 1,39 milhão de domicílios na Grande SP, durante a exibição de Linha Direta, para 40 pontos (1,9 milhão), com a novela, e 23 pontos (1,09 milhão), na minissérie. Para o consultor político Gaudêncio Torquato, o debate de hoje pode atingir 40 pontos no Ibope.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo