Depois de cinco anos afastado, o finlandês Mika Hakkinen voltou a pilotar um carro de Fórmula 1. Foi nesta quinta-feira (30), durante os treinos da categoria para a temporada 2007, no Circuito da Catalunha, na Espanha. Aos 38 anos, o bicampeão mundial fez apenas um teste na McLaren e foi o mais lento da pista.
Hakkinen foi bicampeão da Fórmula 1 em 1998 e 99, mas não entrava num carro da categoria desde o GP do Japão de 2001. Nos últimos anos, ele disputou provas de turismo na Alemanha. E foi chamado pela McLaren para ajudar no desenvolvimento do novo carro.
A McLaren terá o espanhol Fernando Alonso e novato inglês Lewis Hamilton como pilotos titulares em 2007. E Hakkinen garante que não pensa em voltar à Fórmula 1. Seu trabalho na equipe será mesmo de consultor.
Por isso, o finlandês foi para a pista na fria manhã de hoje na Espanha. Depois de um período de reconhecimento do circuito, ele tentou andar mais rápido. Foram 38 voltas ao todo, conseguindo 1m19s522 na melhor delas.
Hakkinen ficou bem longe do melhor tempo do treino da manhã, que foi do italiano Luca Badoer, da Ferrari, com 1m16s317. E também terminou atrás de todos os 17 pilotos que treinaram.
Os testes da Fórmula 1 na Espanha continuam nesta tarde e só acabam amanhã.