Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje (24) ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que viaje para Adana, na Turquia, a fim de acompanhar a retirada dos brasileiros que fugiram do Líbano. Amorim está em Genebra, na Suíça, participando de outra reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) para tratar da Rodada Doha, em que mais uma vez as negociações para liberalização do comércio mundial fracassaram.

continua após a publicidade

A informação sobre a viagem de Amorim foi dada há pouco pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer. A respeito do comboio com cerca de 500 brasileiros do Vale do Bekaa (leste do Líbano) em direção a Damasco, capital da Síria, Singer informou que os ônibus chegaram ao destino sem problemas. ?Temos a expectativa de que outro comboio possa fazer o mesmo trajeto ainda hoje?.

O presidente Lula, segundo o porta-voz, não previu nenhum prazo para o término do resgate. Em relação à permanência de Celso Amorim na Turquia, Singer afirmou que vai depender ?do tempo que ele julgue necessário para acompanhar a retirada dos brasileiros?.

continua após a publicidade