Pesquisa do Datafolha, publicada na edição deste sábado (23) do jornal Folha de S. Paulo, aponta o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva à frente da disputa, com 49% das intenções dos votos. Lula perde um ponto em relação a consulta anterior do mesmo instituto. Já o candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, ganha pontos em relação à última pesquisa Datafolha e agora tem 31%. Se a eleição fosse hoje, informa o Datafolha, Lula seria reeleito já no primeiro turno.
Tanto a variação de Lula quanto a de Alckmin estão dentro da margem de erro da pesquisa e, portanto, são consideradas oscilações. Nos números do Datafolha, esta é a terceira oscilação para cima de Alckmin. A pesquisa divulgada neste sábado é a segunda realizada pelo instituto desde que estourou o escândalo da tentativa compra, pelo PT, de um dossiê contra o candidato do PSDB ao governo do Estado de São Paulo, José Serra.
Dos demais candidatos, senadora Heloísa Helena (PSOL) oscilou de 9% para 7%. Cristovam Buarque (PDT) continua nos 2%. Ana Maria Rangel (PRP) tem 1%. José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimento (PCO) não atingiram 1%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos.