O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), no primeiro e no segundo turno das eleições presidenciais de outubro, segundo pesquisa Datafolha divulgada hoje. A vitória do presidente nos dois turnos não era registrada pela pesquisa desde agosto do ano passado.
O levantamento, realizado segunda e terça-feiras apontou no primeiro turno 39% das intenções de voto para Lula e 31% para Serra, no cenário de candidaturas mais disputado, que inclui o candidato do PMDB, Anthony Garotinho, com 8% das preferências. O adversário de Garotinho no PMDB, Germano Rigotto, governador do Rio Grande do Sul, não passa de 3%. No segundo turno, Lula venceria Serra por 48% a 43%.
Na pesquisa anterior, realizada há três semanas, Lula e Serra empatavam tecnicamente no primeiro turno. No segundo turno o prefeito ainda batia o presidente por 49% a 41%. Na simulação em que o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula vence por 43% a 17% no primeiro turno e por 53% a 35% no segundo turno.
A recuperação de Lula na pesquisa anterior, quando ele saiu da condição de candidato derrotado já no primeiro turno, foi creditada pelo Datafolha aos eleitores do Nordeste e aos mais pobres (que ganham menos de R$ 1.500 por mês).
Agora, além de manter os votos dessas fatias do eleitorado Lula dobrou sua votação entre os entrevistados que ganham mais de dez salários mínimos mensais (R$ 3.000). Na pesquisa de intenção de voto espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor entrevistado, Lula subiu de 23% das preferências para 30%, ante 11% de Serra (que tinha 9%) e 4% de Alckmin (estável).