A Agência Nacional de Petróleo (ANP) encontrou indicativos da prática de cartel na revenda de Gás Natural Veicular (GNV) em Curitiba. Esta é a conclusão de nota técnica elaborada pelo Núcleo de Defesa da Concorrência do Abastecimento da ANP, após análise criteriosa de dados encaminhados pelo Procon-PR, relativos a preços praticados na distribuição e revenda desse produto entre os dias 12 e 15 de agosto.
A ANP confirmou a ocorrência de um alinhamento total dos preços praticados naquela semana (R$ 0,989 por metro cúbico de GNV), nos sete postos que revendem o produto na capital paranaense. Esta situação, conforme o documento, representou uma diminuição das opções de compra do consumidor, muito embora os preços das três distribuidoras deste tipo de gás tenham registrado oscilações no período em questão, e que não foram repassadas na comercialização final.
A nota técnica será remetida à Secretaria de Direito Econômico (SDE) e ao Conselho de Defesa Econômica (Cade), ambos do Ministério da Justiça, para as providências cabíveis.