Atendendo convite da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR) está com estande montado na feira de serviços gratuitos do programa Paraná em Ação, que termina neste dia 10, no parque de exposição de Campo Mourão, dentro da 15º Festa Nacional do Carneiro no Buraco e Feira Agropecuária e Industrial do município.
O investimento feito por esta entidade integrante do sistema Faep – Federação da Agricultura do Paraná – está com retorno assegurado, na opinião do supervisor regional Henrique de Salles Gonçalves, que revelou que até o final do evento, deverão ser programados para os próximos meses cerca de 30 cursos de qualificação e aprimoramento profissional nas áreas agrícola e pecuária, bem como de transformação caseira de produtos. Serão beneficiados cerca de 360 produtores rurais da região.
Diariamente, são atendidos em média 60 produtores rurais no estande do Senar, que oferece mais de 100 cursos e treinamentos de curta e média duração, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Mourão.
Pelas características da agricultura regional, o interesse maior recai sobre cursos para uso adequado de tratores e colheitadeiras, além de aplicação racional motorizada de agrotóxicos. Cada turma reúne entre 10 e 15 inscritos para treinamentos gratuitos com duração entre um a três dias, em média.
Já as mulheres optam, em sua maioria, pelos cursos de transformação caseira de produtos lácteos, vegetais e cárneos. ?Uma forma inteligente de reforçar a renda familiar pela verticalização artesanal da produção agrícola e pecuária,? ressalta o supervisor regional. Por mês, em 39 municípios da região, são treinados cerca de 900 produtores rurais em diferentes 80 cursos.