A Secretaria do Turismo e a Ecoparaná, em parceria com a Emater/PR, desenvolvem cursos para que agricultores familiares desenvolvam atividades de turismo rural, em expansão em todo o território paranaense. O objetivo é contribuir para a inserção da atividade turística na propriedade rural como alternativa de aumento da renda familiar e resgatar costumes e tradições do campo.
Iniciados no final de julho, os cursos do projeto Turismo Rural na Agricultura Familiar (Traf) continuam até o final de setembro. Neste período, serão realizados dois cursos nos municípios de Matelândia (beneficiando agricultores familiares de Medianeira, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu) e de Toledo (envolvendo também pequenos agricultores de Nova Santa Rosa, Maripá e Quatro Pontes).
?Os temas trabalhados nos cursos vão desde a explicação sobre o que é turismo, passando por noções de formatação do produto turístico e de atendimento ao visitante?, explica a superintendente da Ecoparaná, Michelle Poitevin. ?O segmento de turismo rural com ênfase na agricultura familiar permite à população urbana o contato com a realidade do campo, conhecer as belezas naturais e o trabalho dos agricultores?, concluiu.
O projeto Traf é implementado no Paraná por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com previsão de investimento de R$ 300 mil até o final de 2006.