Quarenta soldados da Polícia Militar do Paraná receberam na manhã desta terça-feira o diploma de graduação do curso especial de formação de cabos. A solenidade de formatura foi na sede do comando-geral da PM e reuniu o alto comando da corporação. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, David Antônio Pancotti, em um ano, a Academia do Guatupê já formou e capacitou mais de 1.100 policiais. "O maior investimento que uma corporação pode fazer é nas pessoas que fazem parte dela. E é isso que a PM faz", explica Pancotti.
Os soldados elevados a cabos foram selecionados em um concurso realizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em outubro do ano passado. Cento e vinte PMs de todo o Estado participaram do processo seletivo. Só puderam se inscrever os soldados que estão há mais de 25 anos na corporação. Em dois meses de curso, os policiais tiveram aulas práticas e teóricas, aprenderam a técnica policial militar, lições de armamento e tiro, instruções de policiamento comunitário e direitos humanos.
O comandante explica que a PM do Paraná é uma das melhores do país, porque está sempre proporcionando cursos de atualização a seus integrantes. "Nós fazemos com que o cabo jovem e também o que está há mais tempo na corporação consiga se renovar e atender às necessidades atuais da comunidade", disse Pancotti.
O policial rodoviário de Maringá, Osvaldo dos Santos, ficou feliz com a oportunidade de promoção que conquistou aos 52 anos de idade. "Estou na PM há 29 anos, já próximo de me aposentar e, com a promoção, vou poder proporcionar uma vida um pouco mais tranqüila para minha família", explicou Santos, que veio a Curitiba acompanhado da filha Suelen dos Santos, 18 anos. Laerte Bruner, 42 anos, é policial rodoviário de Londrina. Ele também ficou feliz com a promoção. "Como cabo vou receber cerca de 15% de aumento. Além do salário melhor, o título deixou a família toda orgulhosa. É um reconhecimento por meu esforço", afirmou Bruner.
Primeiro
O soldado Aílton de Paula Pereira, que presta serviço na 2.a Companhia do 1.o BPM de Ponta Grossa, em Irati, foi o primeiro colocado no curso. "Esse primeiro lugar é um incentivo para a gente continuar se esforçando. Ainda esse ano eu quero prestar o concurso para sargento. Estou muito feliz", comemora o agora cabo Pereira.
Após a designação dos postos de trabalho, que deve ocorrer no dia subseqüente à conclusão do curso, a maioria dos cabos que participou da especialização vai desenvolver serviços administrativos nos quartéis (seção de transportes, recursos humanos, planejamento e controle de estoques).