O Programa CuritibAtiva, da secretaria municipal de Esportes, será uma das atrações da 20ª Jornada Paranaense de Educação Física, que começa nesta quinta-feira (20) e termina no domingo (23), no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. O CuritibAtiva, da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, promove testes físicos e de saúde para conhecer os hábitos das pessoas. O programa será aplicado entre os participantes da Jornada, como forma de demonstrar o seu funcionamento.
O coordenador do CuritibAtiva, Dalton Grande, explica que para obter informações sobre os hábitos das pessoas são aplicados protocolos, testes físicos e de saúde, diferentes e divididos por faixa etária: sete a 17 anos, 18 a 59 anos e 60 anos ou mais. "As avaliações vão muito além do condicionamento físico e diferem um pouco de acordo com o grupo etário do cidadão", explica Grande.
No grupo de crianças, por exemplo, existe a preocupação com a postura. Já com os idosos, o protocolo procura responder a questões de autonomia. Peso, medidas, freqüência cardíaca, nível de força muscular, abdominal e nos membros superiores são algumas das respostas obtidas pelo circuito de testes. Com estas informações será possível a capacidade destes grupos em realizar atividades corriqueiras de maneira independente, como tomar banho sozinho e pegar ônibus.
Os dados são anotados na ficha individual de cada usuário e ficam registrados no sistema do CuritibAtiva. Com estes dados, a Secretaria de Esportes tem aperfeiçoado os trabalhos dos profissionais, melhorando o rendimento dos alunos. "O CuritibAtiva está presente em vários espaços e eventos da cidade, e já dispõe de um grande número de informações que podem ser utilizadas para planejamento público em diversas áreas", diz.