Curitibana é 1ª colocada na nova turma de delegados da PF

Depois de três meses de treinamento, a curitibana Priscila Rubel Fanini, 25 anos, obteve uma conquista inédita no país. Ela é a primeira mulher a tirar melhor colocação no curso de delegado da Polícia Federal, ministrado na Academia Nacional de Polícia (ANP). Priscila foi a primeira classificada em uma turma de 125 delegados que, ao lado de 234 agentes e de 114 escrivães, num total de 514 novos policiais, concluíram o curso de formação. Destes, 110 são do sexo feminino. A solenidade de formatura foi realizada na ANP, com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda.

Priscila disse que a conquista é resultado de muito esforço e de horas de dedicação. ?Para a classe feminina, é muito importante que a mulher comece a ocupar posições e cargos de destaque no serviço público e na iniciativa privada, para que seja valorizada na sociedade?, disse a jovem delegada, que tem duplo motivo para comemorar. Além de ser pioneira, realizará o sonho de voltar a morar em sua cidade natal. É que ela vai trabalhar em Curitiba, onde mora sua família.

Os desafios impostos pela nova profissão não assustam Priscila. Ela pretende aproveitar a experiência adquirida durante um ano e meio de trabalho como agente da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR). A curitibana também não teme as reações masculinas, quando depararem com uma mulher no comando. ?Acho que, hoje em dia, os homens já estão mais acostumados a trabalhar com mulheres e não têm esse pensamento de que uma mulher vai mandar neles?.

Já o delegado Luiz Carlos de Carvalho Cruz, de 39 anos, não teve a mesma sorte de Priscila e vai morar longe de casa. Carioca, ele terá que se acostumar com a nova vida em Tabatinga, no Amazonas. A cidade ainda não tem nenhum delegado da Polícia Federal e Cruz será um dos três primeiros. Mas, para ele, ex-oficial da Marinha, a mudança é bem-vinda e representa novas oportunidades. ?Uma cidade menor é um pouco mais fácil da gente trabalhar. Na cidade onde moro há muita cobrança, expectativa?, explicou.

Os novos policiais representam um reforço de 8% do efetivo da PF, que reúne 7.533 profissionais. O próximo curso reunirá 520 novos alunos, a partir de 22 de setembro.

Durante a formatura, o ministro Márcio Thomaz Bastos lembrou o alto grau de confiança que a PF inspira na população e destacou a reestruturação pela qual a corporação vem passando. ?Os quadros foram renovados e aumentados, a fim de que nós possamos construir aquele sonho que é o do presidente e de todos os brasileiros, de viver num país seguro?, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo