Foto: Michel Willian/SMCS

As aulas nas escolas municipais de Curitiba começam na próxima semana – entre 6 e 14 de fevereiro. Desta vez, além de novos alunos, o ano letivo começa com 1.066 novos professores. São 702 novos professores em turmas do ensino regular e 364 de educação física aprovados no concurso público realizado em julho do ano passado.

continua após a publicidade

Assim como as escolas, que iniciam o ano letivo de forma gradativa, os novos professores entram em sala de aula em datas diferenciadas. No dia 2 de fevereiro tomam 532 novos professores e, nos dias 23 e 24, os demais 534. Cerca de 70% das escolas municipais retomam às aulas na terça-feira, dia 7.

Os novos professores vão participar de capacitação, organizada pela Secretaria Municipal da Educação, que tem como conteúdo, referenciais curriculares, integração funcional (RH) e a saúde vocal do professor.

Matrículas

continua após a publicidade

Embora as atividades com os alunos só comecem na semana que vem, as secretarias das 169 escolas municipais estarão abertas a partir de quarta-feira, dia 1º, para receber pais e responsáveis que precisem acertar documentação ou ainda matricular os filhos.

A orientação neste caso é que as pessoas procurem a escola mais próxima de casa ou os núcleos regionais de educação, nas Ruas da Cidadania, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

continua após a publicidade

A documentação exigida para aqueles que ingressarão no ensino fundamental é a certidão de nascimento original e fotocópia do aluno, documento do pai ou responsável e uma conta de luz. Para alunos transferidos, além dos documentos já citados é necessário apresentar a declaração de transferência ou o histórico escolar.

Obras 

Até novembro do ano passado, 102.629 alunos já haviam sido matriculados nas escolas municipais da cidade. Para garantir a qualidade do ensino dos alunos antigos e dos novos que passarão a integrar a rede municipal de ensino e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da educação, a Prefeitura de Curitiba investiu R$ 3.581.282 milhões na reforma e ampliação de 33 escolas e 27 centros municipais de educação infantil (CMEIs).

Na lista de melhorias está a ampliação de salas de aula de quatro escolas e seis creches; construção de quatro quadras cobertas, troca de cobertura, construção de calçadas e melhoria nas partes hidráulica e elétrica das unidades.

Também está previsto para fevereiro o início da construção de quatro novos centros municipais de educação infantil (CMEIs) e de outras três escolas. Juntos, os equipamentos permitirão a abertura de vagas para mais 3.550 crianças. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) reiniciaram as atividades com os pequeninos a partir desta segunda, 30 de janeiro.