O encontro em Curitiba de mais de 20 mil crianças e jovens vindos das diversas regiões do Paraná para os Jogos Colegiais do Paraná é uma grande celebração ao esporte e à confraternização. A afirmação é do secretário da Educação, Maurício Requião, que abre no sábado (8) a fase final das disputas. ?É também uma demonstração clara do governo de implantar políticas públicas de formação plena do estudante paranaense?.

continua após a publicidade

Formação plena, destaca o secretário, é a verdadeira educação para a vida. ?É o ensino em sala de aula, a motivação para a cultura e a arte, o incentivo à curiosidade e à pesquisa científica e o apoio à prática de esportes. Tudo isso somado deve proporcionar ao aluno não só o aprendizado dos conteúdos pedagógicos, mas a compreensão e o exercício de valores éticos?.

Segundo Maurício Requião, os Jogos Colegiais do Paraná deixaram de ser disputados por muitos anos no Estado. ?Nós, logo que assumimos a Secretaria da Educação, restabelecemos os Jocops. Foi a primeira medida que tomamos na nossa área porque temos a compreensão da grande importância que o esporte tem para a formação da criança e do jovem?.

Um encontro como este, diz ainda o secretário, pode ensinar jovens atletas importantes lições de vida, ?a começar por esta oportunidade única de congraçamento e troca de vivências entre alunos das redes pública e privada de todo o estado?. Estarão presentes atletas como o aluno vindo da escola indígena do interior ou o ilhéu de nosso litoral. ?Todos iguais porque partilham os mesmos sonhos e ideais?.

continua após a publicidade