A Secretaria Municipal da Saúde apresentou os números finais da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo em Curitiba, encerrada na última sexta-feira (03). Foram vacinadas contra a pólio 123.701 crianças menores de 4 anos, uma cobertura vacinal de 90,9%, e 100.188 contra o sarampo, na faixa de 1 a 4 anos, o que corresponde a 90% de cobertura.
Os números da campanha na capital chegaram perto da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura vacinal. Segundo a diretora do Centro de Epidemiologia, Karin Luhm, o resultado é bastante satisfatório, levando em conta alguns fatores que dificultaram a vacinação, como o tempo prolongado da campanha, 21 de agosto a 3 de setembro, “quando a comunidade está mais habituada a campanhas de um dia só”.
A meta da campanha em Curitiba era vacinar contra a pólio 136.069 crianças até 4 anos e 109.698 com a tríplice viral – sarampo, coqueluche e rubéola – na faixa de 1 a 4 anos. Na primeira fase da vacinação contra a pólio em Curitiba, em junho passado, a cobertura vacinal foi de 100,4%. Esta é a 24ª campanha nacional contra a pólio. O último caso da doença em Curitiba foi notificado em 1985. No Brasil, foi há 15 anos.
Para manter a doença erradicada, é preciso manter coberturas vacinais altas, através da vacinação de rotina e de campanhas nacionais. A pólio ainda está presente na Ásia e Índia, o que mantém o risco de reintrodução da doença no país. Em relação ao sarampo, o último caso autóctone no Brasil ocorreu em outubro de 2000. Curitiba segue a tendência nacional, mas numa incidência menor e com interrupção precoce da doença, já em 1998.