O primeiro Hospital Municipal de Geriatria do país começa a funcionar no ano que vem, em Curitiba. Com 10 mil metros quadrados e capacidade inicial para 100 leitos, o novo hospital vai atender pessoas com mais de 60 anos de idade. A previsão é de 50 mil atendimentos por ano.
A construção do hospital, que está em processo de licitação, faz parte da política de atenção ao idoso que prevê, além do atendimento especializado em saúde, uma série de atividades e cuidados diferenciados. "A promoção da qualidade de vida e o atendimento especializado são prioridades", afirma o prefeito Beto Richa. "Os idosos são nossos colaboradores. Com sua experiência e conhecimento nos ajudam a construir uma cidade cada vez melhor".
Curitiba tem cerca de 10% de sua população – em torno de 160 mil pessoas – com mais de 60 anos. São pessoas que contam com grupos de convivência, unidade de saúde especializada, cursos, passeios, ônibus gratuito garantido no cartão transporte e um serviço de SOS para idosos em situação de risco.
Desenvolvida em parceria pelas secretarias da Saúde e Esporte e Lazer e pela Fundação de Ação Social (FAS), a programação para os idosos na cidade é intensa. São atualmente 150 grupos de convivência que reúnem 5.000 idosos.
Os grupos são definidos de acordo com o interesse dos participantes, com cursos de tricô, crochê, costura, artesanato em geral, teatro, ginástica, dança e coral. Além dos cursos, os grupos contam com passeios programados de acordo com o interesse dos idosos envolvidos.
Distribuídos em diferentes pontos da cidade, sete Centros de Atenção ao Idoso (CATI) oferecem diferentes modalidades de atividades físicas como dança sênior, yoga e fisioterapia preventiva.
Para idosos em situação de risco, a FAS disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domicilio (SAVE), que pode ser acionado pelo telefone 156 para pedir ajuda ou denunciar maus tratos. Por meio do programa Vale Vovó, a prefeitura oferece a 1.800 idosos vale compras para complementar a alimentação. Ao contrário das cestas básicas, que vinham prontas, o vale compras permite que idoso compre seu próprio alimento, exercendo assim seu direito de escolha.
Na área da saúde, a Unidade Ouvidor Pardinho é referência nacional no atendimento à terceira idade, com atuação decisiva na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Além de atendimento médico e odontológico especializado, a Ouvidor Pardinho, que tem 22 mil pacientes cadastrados, trabalha com terapia ocupacional e atividades físicas, contando para isso com uma piscina aquecida e desenvolvendo atividades como caminhada em grupo, ginástica orientada, aulas de dança sênior e circular, sessões de filmes e palestras.
Pacientes com hipertensão e diabetes recebem medicamentos e acompanhamento especializado, com orientação e incentivo para adoção de práticas de vida saudável.