Curitiba terá o primeiro Mercado de Orgânicos do Brasil

O prefeito Beto Richa autorizou nesta segunda-feira (29) o início das obras de construção do primeiro mercado público de produtos orgânicos do país. As obras começam dentro de 15 dias, ao lado do Mercado Municipal de Curitiba, na rua da Paz. A previsão é entregar o novo Mercado em dez meses. O Mercado de Curitiba será a maior área de comercialização de produtos orgânicos do país.

"É uma iniciativa inédita, que trará benefícios diretos à sociedade, à agricultura familiar do Paraná voltada à produção orgânica, e principalmente aos produtores da região metropolitana", afirmou Richa.

Com investimento de R$ 2.600.000, a obra é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O secretário de Agricultura Familiar do Ministério, Valter Bianchini, acompanhou no gabinete do prefeito a assinatura da ordem de serviço para início da construção. "2007 será um ano histórico para a agricultura orgânica do Paraná. E Curitiba é a principal parceira deste processo", declarou.

O Mercado de Orgânicos de Curitiba terá 3.700 metros quadrados, divididos em dois pisos e estacionamento. O novo Mercado terá 23 lojas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente destinará 30% do espaço de comercialização a organizações paranaenses de agricultura familiar, e o restante para empreendedores do ramo orgânico.

No Mercado, os consumidores encontrão açougue, restaurante, lanchonete, artesanato, confecção, cosméticos, hortifrutigranjeiros e alimentos industrializados. O edital para ocupação dos espaços será lançado no decorrer das obras. "O edital terá abrangência nacional para estimular a diversidade de produtos", diz Ortigara.

Segundo Ortigara, além da exigência da certificação dos produtos comercializados, o prédio também deverá ser auditado por uma certificadora. "Toda a circulação de mercadorias dentro do Mercado seguirá as normas exigidas para produtos orgânicos. O controle dará mais segurança aos consumidores", diz.

Acompanharam a cerimônia de assinatura da ordem de serviço os secretários municipais de Obras, Mário Tookuni, de Governo, Maurício Ferrante, do Planejamento, Antonio Poloni e o superintendente do Abastecimento, Humberto Malucelli Neto. Além dos vereadores Rui Hara, Valdenir Dias, João do Suco, Jair César, Zé Maria, Celso Torquato e Mestre Déa.

O presidente da Associação de Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (ACOPA), Moacir Darolt, disse que o Mercado de Orgânicos de Curitiba estimulará o consumo de produtos livre de agrotóxico e ajudará a organizar a produção. "O Mercado tem tudo em comum com a imagem de Curitiba, e com certeza trará estímulos a mudanças de hábitos alimentares", diz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo