Mais 56 ruas da cidade, de saibro ou antipó, estarão asfaltadas até o fim deste mês, o que representa quase 13 quilômetros de asfalto novo. A meta da Secretaria Municipal de Obras é pavimentar, neste ano, 200 quilômetros de ruas e asfaltar em três anos os 600 quilômetros de antipó.
Estão sendo feitas obras nas nove regionais, em 25 bairros da cidade. Parte das obras é feita pelo sistema de parceria. A Prefeitura também está investindo R$ 2,52 milhões em obras de grandes avenidas. No total, são 25 ruas e avenidas que somam quase seis quilômetros. Uma delas é a avenida Henry Ford, onde foi feita pavimentação, canalização, drenagem, meio fio, etc.
No caso das parcerias, são 31 ruas que estão sendo feitas com a comunidade, que se responsabiliza por parte do material – tubos de drenagem, brita e meio fio. Em contrapartida, a Prefeitura oferece projeto, mão-de-obra e capa asfáltica produzida pela Usina de Asfalto do município. O novo asfalto tem vida útil 20% maior que o tradicional porque recebe duas camadas de brita que, juntas, têm de 30 a 40 centímetros de altura e funcionam como base do pavimento.
No ano passado, a Prefeitura pavimentou 14,2 quilômetros por esse sistema. Para este ano, a meta é de mais 67 quilômetros de pavimentação em parceria. Os moradores que participam do sistema são dispensados de pagar a contribuição de melhorias cobrada junto com o IPTU do ano seguinte.