O prefeito Beto Richa inaugura na primeira semana de março dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Uma no bairro Boa Vista e outro no Bigorrilho. Até a metade deste ano, mais cinco centros serão entregues, dentro da política de expansão do Programa Saúde Mental, da Secretaria Municipal da Saúde.
A inauguração marca também o início da instalação do primeiro sistema integrado de saúde mental do país para pacientes com transtornos mentais e dependência química atendidos por uma rede municipal de saúde.
O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, explica que, com a integração, os pacientes poderão assegurar vagas para atendimento em CAPS de diferentes distritos sanitários.
"Até a metade do ano vamos inaugurar outros cinco centros e assim fechar a rede de atendimento. É um passo muito importante porque integra os serviços, melhora resultados e representa um avanço considerável para o Programa de Saúde Mental do município", diz Ducci.
O CAPS tem como objetivo a reinserção social do paciente. No centro, os pacientes participam de cursos de teatro, aulas de dança de salão, coral e de atividades culturais como ir ao cinema e museus, e de horticultura.