O cônsul honorário do Brasil na República Dominicana, arquiteto Tácito Cordero, e o arquiteto Erwin Cott Creus, presidente da Sociedade de Arquitetos da República Dominicana, vieram a Curitiba oficializar o convite para a participação da capital no mais importante evento de arquitetura do Caribe, a VIII Bienal Internacional de Arquitetura de Santo Domingo. A Bienal será realizada de 3 a 13 de novembro, no Museu de Arte Moderna de Santo Domingo.
O presidente do Ippuc, Luis Henrique Cavalcanti Fragomeni, representou o prefeito Beto Richa na reunião com os arquitetos da República Dominicana. Na reunião, foram discutidos também os detalhes da participação de Curitiba como cidade destaque dentro do Brasil, país que será homenageado no encontro. O Brasil será representado na Bienal pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, entre outros renomados profissionais do setor no país.
O presidente do Ippuc agradeceu o convite e disse que o Instituto já começa a trabalhar a sua participação na Bienal. A VIII Bienal será dedicada ao Brasil e dentro do país, Curitiba foi a cidade escolhida como destaque, por sua história de planejamento urbano.
Cotidiano –
"É uma aspiração de muitos arquitetos contar com as experiências de Curitiba", disse o arquiteto Erwin Creus. Ele explicou que se pretende que o Ippuc transmita como o planejamento urbano chegou até as pessoas: "queremos uma exposição sobre o cotidiano das pessoas, sobre a vida da cidade".
O cônsul Tácito Cordero disse que em 1998 foi assinado um protocolo de cooperação técnica entre a cidade de Santiago, a segunda em importância da República Dominicana, com o município de Curitiba em quatro áreas: transporte, meio-ambiente, habitação e planejamento urbano.
O programa durou dois anos e, segundo ele, foi o programa de maior êxito naquele período, na América Latina, de acordo com a avaliação da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.
O convite é para que o Ippuc, que tem uma bem sucedida história de cooperação técnica com a República Dominicana, faça uma exposição sobre os 40 anos de planejamento urbano de Curitiba.