O presidente da Escola Paranaense de Aviação (EPA), Djalma Farias, anunciou nesta segunda-feira (11) ao prefeito Beto Richa que Curitiba foi escolhida pela Embraer para abrigar o Centro de Treinamento de Aviação, que funciona em São José dos Campos, São Paulo.
"A decisão da Embraer em escolher Curitiba como sede do novo pólo de treinamento de tripulações é o primeiro passo para a criação de um Centro de Excelência em Ensino de Aeronáutica, no Bacacheri, um empreendimento que reúne representantes da área acadêmica, industrial e governamental", disse o prefeito.
"Esse centro, onde estará instalado um simulador com seis eixos de movimento, trazido de São José dos Campos, servirá para o treinamento de pilotos comerciais da América Latina, África e Oriente Médio, aptos a compor tripulações capazes de operar com aviões E MB 120 Brasília, da Embraer", afirmou Farias.
A EPA já conta com hangares equipados com toda a infra-estrutura exigida pela Embraer, onde instalará os simuladores que virão da cidade paulista de São José dos Campos. Já no início de 2007, segundo Farias, uma delegação africana de pilotos fará os primeiros treinamentos no novo Centro, bem como cerca de uma centena de pilotos da Força Aérea Brasileira, que conta com 120 aviões Brasília E MB 120.
Farias lembrou que junto à Escola Paranaense de Aviação funciona também a Faculdade de Ciências Aeronáuticas, mantida pela Universidade Tuiuti do Paraná. As duas instituições são dirigidas por Djalma Farias, também presidente do Conselho Nacional de Ciências Aeronáuticas, para o biênio 2006/2007.
O Conselho reúne representantes de 12 universidades, do Sindicato Nacional de Aeroviários, do Sindicato de Empresas de Aviação, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e do Centro Nacional de Aviação Civil.