Uma intensa programação promete movimentar o turismo da cidade nos próximos meses. O Instituto Municipal de Turismo prevê 36 eventos com potencial de atração de turistas movimentando a economia da cidade entre os meses de julho e dezembro. "Os eventos de negócios, as apresentações culturais, o roteiro gastronômico e a conservação dos espaços públicos devem atrair ainda mais turistas a Curitiba neste ano", afirmou o presidente do Instituto de Turismo, Luiz de Carvalho.

continua após a publicidade

A expectativa é que a programação desenvolvida na cidade ao longo de 2006 contribua para que Curitiba ultrapasse o número de dois milhões de visitantes neste ano. Em 2005, foram 1.986.150 visitantes, quase 200 mil a mais que no ano anterior.

Os eventos de projeção internacional, realizados neste ano com apoio e participação da Prefeitura de Curitiba, como as conferências mundiais sobre biodiversidade e bissegurança (Cop8/Mop3), em março, e o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), em junho, contribuíram para trazer mais turistas na cidade.

A programação de julho a dezembro prevê a realização de feiras e congressos internacionais, simpósios, convenções, seminários e atividades esportivas como o Rally da Graciosa, que acontece em outubro e a décima Maratona de Curitiba, no mês de novembro.

continua após a publicidade

As comemorações tradicionais de fim de ano, que atraem grande quantidade de turistas à cidade, especialmente no Natal, já começam a ser organizados pela Prefeitura de Curitiba e seus parceiros. "O Natal de Curitiba já tem tradição por tornar a cidade iluminada e cheia de atrações. Curitiba é uma das cidades mais procuradas por turistas brasileiros no fim de ano", disse Luiz de Carvalho.

Em julho, Curitiba recebe visitantes que vêm à cidade para o Congresso Nacional da Rede Unida, para a Feira Internacional da Indústria da Construção, para o Expocon 2006 em Pinhais, para o Gourmet & Cia., para o Hospedar 2006 e para Feira Nacional de Produtos e Serviços da Linha Pet e Veterinária de Curitiba.

continua após a publicidade