Curitiba vai sediar novamente, em novembro, uma exposição de viaturas militares antigas. A definição foi tomada nesta quarta-feira (19) durante reunião do secretário do Governo Municipal, Maurício Ferrante, com o presidente da Associação Brasileira de Viaturas Militares Antigas, Telmo Fortes.

continua após a publicidade

A primeira exposição, no ano passado, também foi feita em Curitiba e reuniu 70 veículos. A prefeitura, explicou Ferrante, vai disponibilizar material para cobertura e local para a exposição das viaturas.

"Estamos consolidando a cidade de Curitiba como o coração do colecionismo militar brasileiro", disse Telmo Fortes, presidente da Associação Brasileira das Viaturas Militares Antigas.

Os veículos antigos do Exército Brasileiro e de colecionadores individuais serão expostos de 9 a 12 de novembro. O visitante poderá assistir a palestras, documentários sobre a participação de pracinhas na Segunda Guerra Mundial e filmes sobre a atuação militar no decorrer da história.

continua após a publicidade

Cada viatura guarda uma história diferente. A exposição incluirá, por exemplo, o Jeep modelo Willys, de 1957, que foi utilizado por tropas brasileiras na primeira missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU)

Também participaram da reunião o Coronel Adalmir Manoel Domingos, diretor do Parque Regional de Manutenção; o presidente e o diretor da Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas, Rodolfo Lourenço e Luiz Roberto Lúcio Soares; e o Major Everton Pacheco da Silva, do Parque Regional de Manutenção.

continua após a publicidade

"O encontro se insere na preocupação do exército brasileiro em preservar os veículos antigos e manter o espírito de manutenção dos equipamentos militares. A expectativa para este ano é que aumente o número de participantes de todos os estados brasileiros" disse o Coronel Adalmir.