Curitiba se prepara para o Natal Encantado

Curitiba vai se transformar, neste fim de ano, num dos principais roteiros turísticos de Natal do país. Neste período, a cidade será palco do Natal Encantado, Curitiba Solidária, ousado projeto da Prefeitura de Curitiba com o apoio da iniciativa privada.

O Natal Encantado vai começar no dia 28 de novembro, quando o prefeito Beto Richa, a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, e um grupo de crianças de famílias de baixa renda vão acender as luzes do Natal de Curitiba, no Castelo do Batel, especialmente decorado para as festas de fim de

Simultaneamente, os nove administradores regionais acenderão a decoração natalina instalada no Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cidade Industrial, Cajuru, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade.

"Queremos que toda a cidade e toda a população estejam envolvidas no espírito natalino. Nosso objetivo é fazer com que Curitiba se consolide como um destino turístico no período das festas de fim de ano", diz Luiz de Carvalho, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Muitas ações também acontecerão nos bairros da cidade. Até janeiro, a comunidade terá, nas Ruas da Cidadania, apresentações de corais e Oficinas de Duendes, espaços criados para restauração de brinquedos que serão doados a crianças carentes.

Além da tradicional presença dos caminhões da Coca-Cola, uma das empresas parceiras do instituto no projeto, várias carreatas devem cortar a cidade de Norte a Sul, de Leste ao Oeste.

Para aproximar ainda mais a população das ações, as principais praças de Curitiba terão uma árvore de Natal que trará toda a programação natalina da cidade. "Com isso, as pessoas poderão consultar a lista e ver onde estão acontecendo atividades que desejam participar", diz Carvalho.

Papais e mamães-noéis estarão nas principais faixas de pedestres distribuindo aos motoristas fitas, bolas natalinas e adesivos com a frase "Natal encantado, eu participo". Bandeirolas estarão instaladas em postes de energia elétrica.

Quem visitar o Castelo do Batel, além de conhecer a decoração especial criada para a festa, poderá ver uma exposição de presépios. No Setor Histórico, a população poderá assistir ao auto de Natal "Belém, Natal sem fome", encenado por atores do Instituto Gaudin de Proteção à Vida, ligado ao programa Rede Solidária, da Igreja Católica. Como já é tradição, a praça Santos Andrade também será palco de apresentações. No mesmo local, as crianças poderão conhecer a Casa do Papai Noel.

O encerramento do Natal Encantado, Curitiba Solidária acontecerá no Parque Barigüi, em data a ser agendada. O prefeito Beto Richa participará da festa que terá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná e a chegada do Papai Noel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo