Os alunos de Comércio Exterior da FESP estão tendo a oportunidade de desenvolver planos de exportação para empresas. Aprendendo e Exportando é o nome do novo projeto realizado entre a Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.) e a FESP. A parceria foi feita graças a um acordo que envolveu a Diretoria da FESP/ICSP, Coordenadoria de Comércio Exterior e Coordenadoria de Marketing.

continua após a publicidade

O projeto-piloto prevê que alunos da Instituição desenvolvam gratuitamente programas de exportação para empresários da cidade. Os alunos foram selecionados no início do ano. No total, seis formandos estão participando. O trabalho realizado servirá de projeto de conclusão de curso.

A primeira empresa a participar do projeto, que assina o termo de compromisso com a Curitiba S.A. nesta terça-feira, dia 15, será Forplas, fábrica de escadas. Caroline Strapasson, coordenadora de Relações de Mercado e Comércio Exterior da Curitiba S.A., empresa responsável pela política de desenvolvimento econômico e empresarial do município, diz que a empresa faz parte do cadastro de empresas do Curitiba Exporta e sua escolha foi feita pelos próprios alunos da faculdade.

Caroline conta que inicialmente a Curitiba S.A. selecionou dez empresas que tinham produtos com boa aceitação no mercado interno e que poderiam ser exportados. Depois de um estudo de cada uma delas, a equipe definiu três empresas que tiveram seus cases apresentados aos alunos. Sem saber o nome das empresas, os estudantes decidiram fazer um plano de exportação para a fabricante de escadas, no caso a Forplas, que está no mercado desde 1956.

continua após a publicidade

A parceria, segundo Caroline, fará com que a Curitiba S.A. amplie sua atuação no assessoramento de empresas curitibanas que desejam entrar no mercado internacional. "Além disso, o projeto servirá para que os estudantes da FESP/ICSP coloquem em prática, o que aprendem na sala de aula", diz. A partir da assinatura da parceria, os alunos começarão a desenvolver o projeto de exportação e a idéia é que até dezembro a empresa esteja apta a exportar.

Serviço:
Assinatura do convênio com a primeira empresa que participará do Projeto Aprendendo e Exportando
Data: 15/08, às 9h.
Local: Curitiba S.A. (Rua da Glória, 362 – Centro Cívico)

continua após a publicidade