Depois da hipopótamo Glória, agora é a vez do leão Simba ganhar uma festa de aniversário no Zoológico de Curitiba. Na próxima segunda-feira (11), o animal completa 17 anos, mas a comemoração mesmo será antecipada para domingo (10) para que todos os curitibanos possam participar.
Para os vistantes, as atrações serão um painel com as curiosidades da espécie em frente ao seu recinto e pintura de leão que será feita nas mãos das crianças. Já para o aniversariante, será preparado um bolo de carne, que será servido às 10h30, dentro da caixa em uma atividade de enriquecimento ambiental – ação usada para estimular comportamentos e movimentos naturais dos animais.
+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!
Conscientização ambiental
“Aproveitamos essas datas comemorativas para sensibilizar as pessoas para a educação ambiental de um jeito diferente”, explica o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.
Além do viés conservacionista – o Zoo participa de grupos nacionais para conservação da Fauna – , a Educação Ambiental é uma das principais atividades do local que fica no Alto Boqueirão.
“Além de cuidar do bem-estar de animais que foram vítimas de crimes ambientais e não podem mais ser reinseridos na natureza, mostramos para os nossos visitantes a importância de combater o tráfico e lutar contra a extinção das espécies”, reforça o diretor.
O leão Simba, por exemplo, foi retirado da natureza e chegou ao Zoo bastante debilitado, em março de 2002, pois vivia em um cativeiro em condições extremamente inadequadas.