Fofura!

Nascimento de filhote de macaco é motivo de festa no Zoológico de Curitiba

Foto: Divulgação/SMCS

O nascimento de um filhote de macaco muriqui tem sido motivo de comemoração no Zoológico de Curitiba. A chegada do terceiro filhote do casal Fernanda e Aguirre aconteceu há cerca de um mês, mas só agora foram registradas imagens do bichinho, já que esta é uma das espécies de macacos mais ameaçadas no mundo e, por isso, o contato humano no início da vida deve ser mínimo.

Inclusive, como ainda não foi feito um contato próximo com o animal – as imagens foram feitas à distância -, não se sabe se o filhote é macho ou fêmea. “Não queremos atrapalhar o comportamento natural dos animais e, nos primeiros meses, o filhote fica quase o tempo todo agarrado e protegido pela mãe”, explica o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

A intenção da equipe do zoológico, que tem um trabalho voltado à conservação de diversas espécies, é incentivar a reprodução dos primatas. No Brasil, além de Curitiba, apenas o Zoo de Sorocaba mantem grupos reprodutivos de muriquis.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Comemoração

O nascimento foi comemorado também na página do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no Facebook. Ele explicou mais sobre a espécie “também chamada de mono-carvoeiro, o maior primata das Américas”. Greca também chamou a atenção para a classificação da espécie como “em perigo”, feita pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Espuma toma conta de praia de Matinhos em plena véspera de feriado

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna