Volkswagen vai conceder férias coletivas e suspender a produção em 3 de suas 4 fábricas no Brasil.
LEIA MAIS – Concurso do Banco do Brasil oferece 6 mil vagas; veja como se inscrever
As unidades de São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais – na Região metropolitana de Curitiba (PR) e São Carlos (SP) vão parar de funcionar por cerca de dez dias a partir da próxima semana, e apenas a fábrica de Taubaté continuará produzindo normalmente durante o mês de fevereiro.
VIU ESSA? Operação Lesa Pátria no Paraná e mais estados prende 8 envolvidos em atos golpistas
A montadora concederá férias coletivas da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, de 22 de fevereiro a 3 de março de 2023.
Escassez de peças
O intervalo na produção já estava planejado desde o ano passado e faz parte da estratégia da Volkswagen de flexibilizar os processos produtivos devido à escassez de peças que vem afetando o setor automotivo nos últimos anos.
LEIA AINDA – Abuso sexual em Araucária é detalhado por paciente autista: “É revoltante”
A distribuição de chips condutores, componente da fabricação de veículos, sofreu um gargalo durante a pandemia de Covid-19, dificultando a produção de montadoras em todo o mundo. A crescente demanda de semicondutores em empresas de eletrônicos de consumo também agravou a escassez das peças.
A Volkswagen afirma que acelerou a produção nos últimos dias para abastecer a rede com alguns produtos durante o período de intervalo.
No ano passado, a montadora deu férias coletivas duas vezes em menos de um mês e chegou a reduzir a jornada e o salário dos funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo por causa da falta de semicondutores.