Por medida de segurança, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está fechando a visitação pública ao Reservatório do Carvalho e ao Mirante da Barragem Piraquara I, ambos localizados no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

continua após a publicidade

A decisão veio a partir da inspeção da equipe de Segurança do Trabalho da empresa, que recomendou o fechamento por tempo indeterminado. O Mirante sofreu vandalismo, tendo uma parte incendiada, e pedras nas laterais do Reservatório do Carvalho parecem estar com menos fixação.

+ Leia mais: Alerta elevado de incêndio no Paraná: IAT emite aviso

A área de Educação Socioambiental está preparando os trâmites para a produção de um laudo especializado sobre as condições das estruturas existentes nos dois locais, com a possibilidade de execução de restauros. O Reservatório do Carvalho é parte fundamental do patrimônio histórico do saneamento no estado, pertencendo ao acervo a céu aberto do primeiro sistema de abastecimento do Paraná, inaugurado em 1908.

Seguem abertos

continua após a publicidade

Em Piraquara, a Sanepar continua recebendo visitantes no Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM), com atendimentos agendados pelo site: https://e-ambiental.sanepar.com.br/. A Casa da Memória, o Centro de Visitantes e o alojamento para pesquisadores também continuam operando.

Trilhas liberadas

No local, permanecem abertas as trilhas do São Francisco (2 km), do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km), que podem ser percorridas a pé. As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O local ainda permite o uso de bicicletas pelos visitantes nas estradas internas.

continua após a publicidade

Calor volta a Curitiba: termômetros chegam próximo dos 30ºC nesta sexta

Recomenda-se o uso de roupas e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar máquina fotográfica, lanche e estar sempre hidratado. Na entrada, há espaço para estacionamento de carros e é preciso fazer um cadastro. A visitação é gratuita, mas no local é proibida a entrada de animais domésticos, assim como não se deve deixar lixo, nadar, pescar, caçar ou retirar animais e plantas.

Povo unido!

População não quer o corte de 237 árvores em Curitiba. E agora?

Conhece?

Loja com armas e itens esportivos faz 80 anos em Curitiba

Top 10!

Quais são os bairros de Curitiba com maior valorização de imóveis??


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.