REVOLTANTE!!

Vídeo! Fura-catracas invadem em bando ônibus de Curitiba enquanto povo espera na fila

Imagem mostra um fura-catraca em Curitiba
Imagem traduz q revolta do povo que usa o transporte público de Curitiba: Passageiro na fila pra pagar passagem enquanto fura-catracas invadem ônibus sem pagar e, consequentemente, embarcam mais cedo. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Desrespeito, impunidade e falta de vergonha na cara. Os fura-catracas em Curitiba seguem atormentando e intimidando quem cobra o pagamento pelo uso do transporte público e quem paga regularmente a passagem de ônibus. O palco da “festa da invasão” é a linha Bairro Novo, seja na estação Westphalen, no bairro Rebouças, ou Osternack, no Sítio Cercado.

Um leitor procurou a Tribuna do Paraná denunciando que a rotina de invasão é constante e “na cara dura”. Segundo ele, o pior momento é no começo do dia, no sentido Centro, quando diversas pessoas invadem o coletivo sem se importar com nada.

“Já tem um bom tempo que ocorre isso. As pessoas invadem na cara de pau. Passam na frente da fila e entram no ônibus direto. Já teve caso de intimidação contra quem tentou barrar os invasores, é complicado. Na estação da Eduardo Pinto da Rocha com Guaçuí, por exemplo, é muito pior”, disse o homem, que pediu para não ser identificado por medo de ser descoberto.

Quem são as pessoas que invadem o busão?

Ainda de acordo com o reclamante, não existe um perfil dos fura-catracas. “São pessoas de todas as idades, sentam nos bancos preferencias. Eles se sentem à vontade, o cobrador não pode fazer nada, se falar algo, pode apanhar. Não é justo, a Guarda Municipal aparece um dia, e no outro já tem invasão. Tá na hora de acabar com a impunidade”, desabafou o rapaz.

Tribuna confirmou invasões

O fotojornalista Átila Alberti acompanhou o embarque das pessoas na estação Westphalen, na última quarta-feira (19). Confirmou a denúncia do leitor e ainda conseguiu registrar a ação de várias pessoas no fim da tarde. (veja imagens).

E aí, autoridades?

A Urbs informou que as invasões ao sistema de transporte coletivo urbano de Curitiba representam um problema de segurança e de organização do transporte público, impactando tanto a experiência dos usuários quanto a integridade do sistema.

“Muitas invasões se dão por jovens e adolescentes, nas proximidades de colégios. Equipes de fiscalização em conjunto com a Guarda Municipal e seu serviço de inteligência também tem realizado o monitoramento e desenvolvido ações conjuntas com a Delegacia do Adolescente e Conselho Tutelar que consiste na condução dos menores infratores à delegacia, momento em que os pais são acionados e é definida a adoção das medidas sócio educativas cabíveis”, diz parte da nota da Urbs. Apesar disso, a reportagem flagrou que as invasões ocorrem por diversos perfis de pessoas.

Ainda segundo a Urbs, nos últimos meses foram três ações nos meses de julho/2024, agosto/2024 e fevereiro/2025, sendo que foram conduzidos para delegacia 48 adolescentes, quatro adultos e dois estrangeiros. Além disso, barreiras foram instaladas nas proximidades das estações-tubo para dificultar a ação dos fura-catracas.

“A Urbs destaca que foram aplicadas barreiras físicas no acesso lateral das estações tubo, como a do Passeio Público, no centro da cidade, com o objetivo de ser um dificultador e desmotivar invasões. Os primeiros resultados foram positivos e está em andamento projeto para desenvolver e instalar o equipamento em todos os locais possíveis”, comunicou.

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Guarda Municipal pede denuncia!

Cobrada pela reportagem da Tribuna, a Guarda Municipal informou que mantém patrulhamento preventivo nas linhas de transporte coletivo para coibir essa prática ilegal. A população pode denunciar casos pelo telefone de emergência 153.

“A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) também realiza operações regulares para combater os “fura-catracas”. Essas ações são planejadas com base em dados fornecidos pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que identificam os locais com maior incidência. Na quinta-feira (13), uma dessas operações ocorreu na estação-tubo Maria Aguiar Teixeira, localizada na Avenida Presidente Camargo, no bairro Capão da Imbuia, resultando na apreensão de quatro adolescentes.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna