Quem trafega diariamente pela Linha Verde, região do Tarumã, ou pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba, não vê a hora para que a obra do Novo Completo do Tarumã que está acontecendo no local avance e seja finalizada. O prazo de entrega é maio de 2024 e atualmente o local segue em obras, com novidades a partir desta quinta-feira (22).
Segundo a prefeitura de Curitiba, o conjunto de obras no trecho segue tanto no viaduto quando no seu entorno. Nos lados sul e norte da estrutura estão sendo executadas as ferragens e as formas para concretagem dos blocos da fundação. Veja aqui as projeções de como deve ficar a obra.
A novidade é que nesta quinta-feira será iniciada a concretagem dos blocos da parte do viaduto que será alargada. As equipes também dão sequência às obras de pavimentação e drenagem nas vias que integram as alças de acesso do viaduto.
Na Rua Bandeirantes Dias Cortes estão sendo concluídos os trabalhos de drenagem; na Rua Affonso Penna acontece a execução de drenos de pavimento e a finalização das camadas de reforço da estrutura do pavimento enquanto na Nagib Daher estão sendo finalizadas as camadas de reforço da estrutura do pavimento.
+Leia mais! Tudo sobre a obra do novo complexo do Tarumã
Outras ruas do entorno receberam obras de manutenção do asfalto para melhorar as condições de uso. Foram contempladas:
- Rua Presidente Epitácio Pessoa (trecho entre Rua Nagib Daher e Rua Monte Castelo);
- Avenida Affonso Penna (trecho entre Rua Raphael Papa e Rua Monte Castelo);
- Avenida Affonso Penna (trecho entre Nagib Daher e Avenida Victor Ferreira do Amaral);
- Rua Nagib Daher (trecho entre Avenida Affonso Penna e Marginal da Linha Verde);
- Rua Monte Castelo (trecho entre Rua Presidente Epitácio Pessoa e Avenida Affonso Penna);
- Rua comendador Monte Castelo (trecho entre Rua Raphael Papa e entroncamento entre Rua Presidente Epitácio Pessoa e Rua Monte Castelo).
Novo complexo no Tarumã
Segundo a prefeitura de Curitiba o complexo conta com duas novas estações de ônibus e o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral. Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o viaduto será alargado.
+Como vai ficar? Como vai ficar o novo Complexo do Tarumã em Curitiba
Na parte inferior, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.
Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira -, novo paisagismo e iluminação no local. Veja aqui uma página especial com os detalhes da obra no Viaduto do Tarumã.