Risco!

Viaduto de Curitiba será interditado para recuperação; Veja quando

Viaduto deverá ser interditado ao tráfego. Medida é para garantir a segurança da população. Imagens: Ippuc

O viaduto que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha sobre a linha férrea, no Alto Boqueirão, em Curitiba, será interditado para manutenção devido a anomalias detectadas na estrutura pela ação do tempo. A ação será realizada com base no levantamento sobre as condições estruturais de pontes, viadutos e trincheiras da cidade contratado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (9).

Segundo o Ippuc, o viaduto estará fechado temporariamente à passagem de veículos a partir da próxima segunda-feira (14). O trabalho será feito pelas equipes dos Distritos de Manutenção Urbana das regionais Boqueirão e Bairro Novo, sob a orientação da Secretaria do Governo Municipal (SGM). A Superintendência de Trânsito (Setran) fará a sinalização do local e agentes de trânsito a orientação sobre os desvios.

+ Leia mais: Cesta básica em Curitiba fica 2,5% mais cara em fevereiro, 4ª maior alta entre as capitais

“A interdição do viaduto na João Miqueletto é necessária para o reforço da estrutura e a posterior realização das obras de recuperação para a segurança de quem circula pelo local”, afirma o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

As intervenções no escoramento do viaduto deverão durar seis meses. Depois disso, será possível a passagem de tráfego leve sobre o local, sem riscos à comunidade. O trabalho de escoramento com vigas metálicas será contratado pelo município, com acompanhamento da concessionária Rumo, responsável pela área de domínio da ferrovia.

Já a solução definitiva depende de elaboração do projeto e licitação da obra de recuperação do viaduto. Após a licitação da obra, com a definição da empresa vencedora e a assinatura da ordem de serviço, o viaduto será novamente interditado para que a estrutura seja recuperada.

Rotas alternativas

Com o bloqueio do viaduto ao trânsito de veículos e pedestres, o tráfego será desviado pelo seguinte trajeto: quem segue pela João Miqueletto no sentido do viaduto terá que virar à esquerda na Eduardo Pinto da Rocha e à direita na Rua Guaçuí, seguindo à Tijucas do Sul, depois à direita na Rua Ourizona rumo à Danilo Pedro Schreiner.

+ Veja esta: Paraná seguro? Roubos caem 50% no estado em três anos, diz balanço da Sesa

Para quem está próximo ao trecho da Eduardo Pinto da Rocha que se liga à João Miqueletto após o viaduto, o acesso será pela Danilo Pedro Schreiner e sua continuação até Rua Ourizona e conversão à Rua Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, seguindo até a Nova Aurora e à Tijucas do Sul, conectando ao seu prolongamento Rua Guaçuí.

Viadutos, Pontes e trincheiras

“A verificação das condições estruturais das pontes, viadutos e trincheiras para a circulação segura por toda a cidade faz parte do trabalho de manutenção urbana e recuperação viária determinada pelo prefeito Rafael Greca”, afirma Jamur.

O levantamento das condições estruturais das chamadas Obras de Arte Especiais envolve três lotes de serviços para a verificação de 61 estruturas da cidade, entre viadutos, pontes e trincheiras. Dois dos lotes já estão em execução e o terceiro em preparação para a licitação pelo Ippuc.

Fazem parte desse trabalho, inspeções e vistorias para a elaboração de laudos sobre as condições quanto a estabilidade, funcionalidade e durabilidade das obras especiais. O objetivo é manter, recuperar, aumentar a vida útil e a integridade dessas estruturas para a segurança dos cidadãos.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna