Um viaduto localizado no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, que precisou ser interditado por causa de uma fragilidade estrutural, está em obras. A estrutura está sendo escorada com vigas metálicas. São duas estruturas com 25 toneladas de aço, entre perfis e cantoneiras, que estão sendo montadas sob cada um dos dois blocos de apoio dos pilares que dão sustentação ao viaduto.

continua após a publicidade

+O que esperar? Lula e Bolsonaro se enfrentam no debate da TV Globo nesta sexta, o último do 2º turno

Segundo a prefeitura de Curitiba, viaduto liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha, sobre uma linha férrea precisou. Na última segunda-feira (24), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Púbicas (Smop) teve início a nova etapa com os serviços para escoramento do viaduto com vigas metálicas.

As vigas vão reforçar os pilares existentes e evitar acidentes. Além disso, a instalação das vigas metálicas garantirá que a linha férrea que passa por baixo do viaduto continue a funcionar sem o perigo de paralisação do fluxo de cargas. Pelo local são escoados produtos como soja, milho, farelos, açúcar, fertilizantes, além de contêineres. Os serviços para o escoramento do viaduto devem ser concluídos na próxima semana.

Reforços ou demolição?

continua após a publicidade

Paralelamente ao escoramento do viaduto, uma análise detalhada dos laudos das condições estruturais do equipamento segue em andamento pelo município para verificar se há a possibilidade de reforço estrutural ou se será necessária a demolição e reconstrução total.

Todos os procedimentos são remetidos à avaliação pela concessionária RUMO e dependem do aval da empresa de trens para que possam ter continuidade. Finalizada a avaliação técnica pelo município e definida a intervenção a ser feita, será solicitada a aprovação da RUMO e o processo seguirá à Smop para a contratação, via licitação pública, da empresa que vai executar o serviço.

continua após a publicidade