Transporte coletivo

Vereadores de Curitiba aprovam empréstimo de obras do Ligeirão Leste-Oeste e Norte-Sul

Foto: Albario Rosa / Gazeta do Povo / Arquivo

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta segunda-feira (29) a contratação de empréstimo para as obras de infraestrutura e operação do Ligeirão Leste-Oeste e Norte-Sul. O empréstimo, de aproximadamente US$ 75 milhões, vai financiar as obras do sistema de transporte, com ampliação de novas paradas, canaletas exclusivas e redução de até 23 minutos do tempo de deslocamento dos usuários.

A contratação do empréstimo foi feita junto ao New Development Bank (NDB), o cando dos BRICS, e já tem parecer favorável junto ao Ministério da Economia. As obras, segundo a prefeitura, podem gerar cerca de 23 mil empregos, diretos e indiretos.

LEIA TAMBÉM – Queda de árvore bloqueia trânsito e deixa imóveis sem luz no Água Verde nesta terça

Serão dois corredores para a operação das duas linhas de Ligeirão: o Leste-Oeste, que vai ligar o município de Pinhais, na região metropolitana, ao Campo Comprido, em Curitiba; e ampliação do Eixo Sul, que atualmente termina na Praça do Japão.

Ligeirão Leste-Oeste

As obras previstas para o Ligeirão Leste-Oeste vai contar com ampliação de 32 pontos de parada e restruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte.

Serão implantados acompanhando o itinerário 44,8 km de ciclofaixas e 66 paraciclos, estacionamento para bicicletas. O eixo Leste-Oeste ainda vai contar com 34 estações no total e deve passar por cinco terminais. A Linha Direta Ligeirão fará paradas nos cinco terminais e nas estações de maior movimento do sistema.

VEJA MAIS – Greca anuncia obras pra tentar acabar com enchentes no bairro Alto da XV

O projeto prevê a revitalização de obras complementares ao sistema, como a restruturação viária de 7 km no binário das Olga Balster e Nivaldo Braga e do entorno do Terminal capão da Imbuia. Haverá a implantação de três novas estações-tubo e a reforma dos terminais Centenário e Vila Oficinas e a reconstrução dos terminais Capão da Imbuia e Campina do Siqueira.

Eixo Norte-Sul

Para a finalização do Ligeirão Sul, que atualmente opera deste o Terminal Santa Cândida até a Praça do Japão, serão feitas melhorias em 13 paradas, além da reestruturação viária de aproximadamente 4 km de canaletas exclusivas.

Haverá ainda implantação de 15,6 km de ciclofaixas e 26 paraciclos. Com o Ligeirão Norte-Sul operando em sua totalidade, o usuário terá redução do tempo de deslocamento em 26%.


Precisamos do seu apoio neste momento!

Este conteúdo te ajudou? Curtiu a forma que está apresentado? Bem, se você chegou até aqui acredito que ficou bacana, né?

Neste cenário de pandemia, nós da Tribuna intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise. Bora ajudar?

Ao contribuir com a Tribuna, você ajuda a transformar vidas, como estas

– Pai vende vende 1000 bilhetes de rifa com a ajuda da Tribuna pra salvar o filho
– Leitores da Tribuna fazem doação de “estoque” de fraldas para quíntuplos
– Leitores se unem para ajudar catadora de papel de 72 anos

E tem várias outras aqui!

Se você já está convencido do valor de sua ajuda, clique no botão abaixo


Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna