Concorrência!

Vereadoras defendem fim do horário comercial para estabelecimentos de rua em Curitiba. Você concorda?

Proposta quer que o comércio de rua não siga o tradicional horário comercial, ou seja, funcionando até mais tarde.
Proposta quer que o comércio de rua não siga o tradicional horário comercial, ou seja, funcionando até mais tarde. Foto: Arquivo.

Uma proposta que começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) quer mudar o horário de atendimento no comércio de rua da cidade. A iniciativa visa, segundo seus idealizadores, o fim do tradicional “horário comercial”, com objetivo de diminuir custos para empresários, contribuir para o fluxo na mobilidade urbana da capital e auxiliar o comércio de rua na “batalha” contra o e-commerce. A Tribuna abordou o assunto também em janeiro de 2020.

O projeto, de autoria das vereadoras Indiara Barbosa e Amália Tortato, ambas do Partido Novo, conta com apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP) e está sendo analisado pela Procuradoria Jurídica da CMC.

+Leia mais! Polícia Federal se manifesta sobre caso de policial que baleou quatro pessoas em Curitiba

“Essa mudança implicaria em um custo menor para o empresário curitibano, sem contar na qualidade de vida para o usuário do transporte público, já que descentralizaria o uso dos coletivos para horários diferentes. O congestionamento de automóveis também seria menor”, analisou o presidente da ACP, Camilo Turmina.

A Associação Comercial também analisa que a flexibilização traria maior competitividade para o comerciante de rua, já que estabelecimentos como shoppings já trabalham em horários estendidos. Além disso, segundo a ACP, a concorrência com o e-commerce também cresceria, já que esses estabelecimentos não trabalham em horário comercial.

Caso seja aprovada, a medida seria facultativa e dependerá da demanda e da vontade dos comerciantes, como é no caso de cidades como Rio de Janeiro e Florianópolis.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna