O Parque Tingui vai ser palco neste final de semana de mais uma apresentação do projeto “Música no Parque”, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e que conta com o patrocínio da Oi.
Criado há três anos, o objetivo é levar música para os turistas que visitam a cidade e também para os curitibanos que costumam passear nos locais aos domingos.
As apresentações musicais vêm ocorrendo desde o final do ano passado e vão até março deste ano, em parques como o Barigui, São Lourenço, Tingui, além de bosques como o João Paulo II, Teotônio Vilela, entre outros.
Para este domingo, as atrações são o grupo Rosa Flô, que vem obtendo destaque na música instrumental paranaense, e Rogério Gulin, cuja música é inspirada nas raízes da viola caipira e na tradição da música instrumental brasileira.
Músico reconhecido como um dos mais talentosos do Paraná, Rogério Gulin teve seu trabalho selecionado duas vezes pelo projeto Rumos Musicais do Itaú Cultural (em 2000 e 2008).
No show “Violas e Flautas”, Gulin contará com o acompanhamento de Plínio Silva, nas flautas e krumhorn, e de Hely Carvalho, no baixo. A flautista do Rosa Flô, a jovem Marcela Zanette, conta um pouco sobre o que o público pode esperar da apresentação.
“Nosso show chama-se “Flor de Araucária’ e é uma espécie de homenagem aos músicos paranaenses ou que residem no nosso Estado, como Waltel Branco, Julião Boêmio, entre outros, além de nosso próprio repertório. Tocamos diversos ritmos, como o chorinho, baião, frevo, etc. Todas as músicas foram compostas por artistas paranaenses, pois queríamos fazer esse resgate da nossa música”, afirma a flautista.
Formado em 2003, o Rosa Flô conta, além de Zanette, com Cristina Loureiro ao piano, Carla Zago como violinista e o percursionista Ie dos Santos (músico convidado). O grupo está ansioso em participar do projeto.
“Acredito que será uma experiência nova para a gente. Vamos atingir um público que não costuma ir muito ao teatro. Isso sem contar que nos apresentaremos em um dos parques mais bonitos de Curitiba”, entusiasma-se Zanette.
Para que o público tenha uma noção melhor do repertório, o grupo preparou uma surpresa. “Surgiu a ideia de gravar depoimento desse pessoal cujo repertório iremos usar. Assim, antes de cada música, um vídeo será mostrado para que o público saiba melhor quem é o artista a ser homenageado”, conta a flautista. O grupo Rosa Flô começa a apresentação às 15h e Rogério Gulin às 17h. A apresentação é gratuita.