O Parque Tingui vai ser palco neste final de semana de mais uma apresentação do projeto “Música no Parque”, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e que conta com o patrocínio da Oi.

continua após a publicidade

Criado há três anos, o objetivo é levar música para os turistas que visitam a cidade e também para os curitibanos que costumam passear nos locais aos domingos.

As apresentações musicais vêm ocorrendo desde o final do ano passado e vão até março deste ano, em parques como o Barigui, São Lourenço, Tingui, além de bosques como o João Paulo II, Teotônio Vilela, entre outros.

Para este domingo, as atrações são o grupo Rosa Flô, que vem obtendo destaque na música instrumental paranaense, e Rogério Gulin, cuja música é inspirada nas raízes da viola caipira e na tradição da música instrumental brasileira.

continua após a publicidade

Músico reconhecido como um dos mais talentosos do Paraná, Rogério Gulin teve seu trabalho selecionado duas vezes pelo projeto Rumos Musicais do Itaú Cultural (em 2000 e 2008).

No show “Violas e Flautas”, Gulin contará com o acompanhamento de Plínio Silva, nas flautas e krumhorn, e de Hely Carvalho, no baixo. A flautista do Rosa Flô, a jovem Marcela Zanette, conta um pouco sobre o que o público pode esperar da apresentação.

continua após a publicidade

“Nosso show chama-se “Flor de Araucária’ e é uma espécie de homenagem aos músicos paranaenses ou que residem no nosso Estado, como Waltel Branco, Julião Boêmio, entre outros, além de nosso próprio repertório. Tocamos diversos ritmos, como o chorinho, baião, frevo, etc. Todas as músicas foram compostas por artistas paranaenses, pois queríamos fazer esse resgate da nossa música”, afirma a flautista.

Formado em 2003, o Rosa Flô conta, além de Zanette, com Cristina Loureiro ao piano, Carla Zago como violinista e o percursionista Ie dos Santos (músico convidado). O grupo está ansioso em participar do projeto.

“Acredito que será uma experiência nova para a gente. Vamos atingir um público que não costuma ir muito ao teatro. Isso sem contar que nos apresentaremos em um dos parques mais bonitos de Curitiba”, entusiasma-se Zanette.

Para que o público tenha uma noção melhor do repertório, o grupo preparou uma surpresa. “Surgiu a ideia de gravar depoimento desse pessoal cujo repertório iremos usar. Assim, antes de cada música, um vídeo será mostrado para que o público saiba melhor quem é o artista a ser homenageado”, conta a flautista. O grupo Rosa Flô começa a apresentação às 15h e Rogério Gulin às 17h. A apresentação é gratuita.