Alerta do Inmet

Vem chuva? Curitiba em alerta laranja de tempestade, granizo e ventos nesta quarta

Foto: Maicon J Gomes/Arquivo/Gazeta do Povo

Curitiba está mais uma vez sob aviso para chuvas fortes. O alerta de perigo para tempestades, válido também cidades de quase todo o estado do Paraná, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (6) e tem validade até às 11h de quinta-feira (7).

LEIA TAMBÉM:

> Alerta de temporal e chegada de frente fria! Confira a previsão do tempo para Curitiba

> Bandeira amarela contra covid-19 vence hoje em Curitiba. Vem mudança?

Conforme o alerta meteorológico, a capital e demais cidades paranaenses podem registrar a ocorrência de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 km/h, e ainda, queda de granizo. Segundo o Inmet, as tempestades previstas para o período aumentam o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.

Durante o temporal, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores – pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, ainda é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Tempo instável

Curitiba tem céu encoberto nesta quarta-feira. Na capital, a temperatura máxima prevista para o dia, de 20ºC, já era registrada por volta das 15h30. Na quinta-feira (7), com a chegada da frente fria e da chuva, a cidade deve ter 11º C de mínima e 16º C máxima, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

“O tempo segue mais instável em vários municípios da metade Sul do Paraná nesta tarde. Os radares detectam chuvas moderadas/fortes entre o Centro-Sul e em parte do Sudoeste, assim como mais ao sul da RMC e parte do Litoral – ao longo da divisa com Santa Catarina. No setor Oeste, alguns aglomerados convectivos (nuvens de tempestade) já são observados, de forma bem localizada. Em contrapartida, em toda a faixa norte paranaense segue mais ensolarado e com temperaturas elevadas”, explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.

Em outubro, a chuva já chegou a 66 milímetros em quatro dias em Curitiba, o que corresponde a 47% da média do mês. E a previsão é de que o mês siga chuvoso, notícia mais que bem-vinda, afinal, os reservatórios que abastecem a cidade estão com apenas 51,92% da capacidade.

Viola é assaltada
Mania de Você

Viola é assaltada

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz
Garota do Momento

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna