Fique atento!

Já está valendo! Veja o que mudou no trânsito com a implantação do binário da Mateus Leme!

Com o objetivo de desafogar o trânsito entre os bairros São Francisco e São Lourenço, começou, às 9 horas desta terça-feira (28), o binário envolvendo a Rua Mateus Leme e a Rua Nilo Peçanha. Agora, as duas vias paralelas que fluem em sentido contrário uma da outra. O trânsito da Mateus Leme vai fluir no sentido centro-bairro e na Nilo Peçanha, no sentido bairro-centro. São sete quilômetros de um binário que promete melhorar os deslocamentos e o tempo de percurso na região.

A mudança vai afetar a vida de milhares de motoristas que passam pelos locais diariamente, além dos usuários de ônibus urbanos e metropolitanos. Isso porque, com o binário, 15 linhas de ônibus de Curitiba e oito linhas de metropolitanos terão os trajetos alterados. A ideia é que o binário facilite ainda a vida dos moradores da região metropolitana, especialmente de Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Itaperuçu.

Para auxiliar os condutores, 80 profissionais, entre agentes de trânsito e guardas municipais, farão as orientações no local. Com o passar dos dias, o número de agentes diminui, mas eles devem permanecer na região por até três semanas.

Confira 10 questões importantes sobre o novo binário:

1 – Horário e orientações

O sentido das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha será alterado na terça-feira (28), às 9 horas. Cerca de 80 profissionais, entre agentes de trânsito e guardais municipais, estarão presentes no local para orientar os condutores que trafegam pela região. Em menor quantidade, os agentes devem permanecer por lá por até três semanas. Mesmo com a presença dos agentes e faixas de sinalização, a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) pede que os condutores dirijam com atenção e cautela.

2 – Trecho

Mudanças

Confira as ruas que terão mudança com a implantação do binário entre as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha:

Trechos que passam a ser mão única:
Mateus Leme e Nilo Peçanha
R. Des. Benvindo Valente, início da R. Des. Hugo Simas e início da R. Albino Silva

A mudança de sentido na Rua Mateus Leme começa na Rua 13 de Maio, no bairro São Francisco, e vai até a Rua Evaldo Wendler, no São Lourenço. Na Rua Nilo Peçanha, o sentido da via muda a partir da Rua Evaldo Wendler até a Rua Trajano Reis, também no São Francisco. O binário Mateus Leme-Nilo Peçanha terá sete quilômetros.

3 – Faixas

As ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha passam a fluir em três faixas de circulação em sentido único. Para as adequações ao binário, foram recapeados 3,6 quilômetros da Rua Mateus Leme e 1,2 quilômetro da Rua 13 de Maio. A Rua Nilo Peçanha não passou por recapeamento.

4 – Ônibus

Com o novo binário, 15 linhas de ônibus de Curitiba e oito linhas de metropolitanos terão os trajetos alterados. As linhas de ônibus urbanos que terão os percursos modificados são: V.Nori, Bracatinga, Primavera, Universidades, R. Prado/C. Gomes, Abranches, Água Verde/Abranches, Jd. Chaparral, Mateus Leme , Vila Suíça, Bom Retiro/PUC, Cabral/Osório, Jd. Kosmos, Nilo Peçanha (nome da linha mudou para Parque Tanguá) e Bom Retiro/Cabral.

5 – Sinalização

A sinalização já começou a ser implantada nos trechos que serão alterados por causa do binário. A Rua 13 de Maio e boa parte da Rua Mateus Leme já tiveram as novas marcações. Com relação à sinalização vertical, algumas placas e colunas de semáforos já estão no local. No entanto, algumas só podem ser inseridas na terça-feira (28), para não confundir os motoristas.

6 – Vias transversais

Além das vias principais, a implantação de um binário também pode alterar o sentido das vias transversais. Neste sentido, algumas ruas que terão alterações serão a Travessa Pio XII, a Rua Desembargador Benvindo Valente, a Rua Albano Reis e a Rua Brasilino Moura. A modificação visa ainda atender as linhas do transporte coletivo.

7 – Estacionamento

As vagas de estacionamento da Rua Nilo Peçanha serão extintas com a implantação do binário. Já na Rua Mateus Leme as vagas se mantêm, visto que são recuadas para dentro da calçada. A assessoria da prefeitura não informou o número de vagas que serão perdidas na Nilo Peçanha, mas adiantou que, caso haja pedido de comerciantes, por exemplo, poderão ser instaladas vagas como já existem na Mateus Leme.

8 – Ciclovia

Nem a Rua Mateus Leme, nem a Rua Nilo Peçanha terão ciclovias. Segundo a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistela, não são necessárias ciclovias na região, porque essa já é atendida por uma ciclovia que vai do Centro Cívico ao Parque São Lourenço, passando pelo Bosque do Papa, paralela à Rua Mateus Leme.

9 – Radares

Inicialmente, não serão instalados radares nas vias, mas a Setran avisa que serão organizadas ações para monitoramento da velocidade na região. Sobre a velocidade máxima, por enquanto, continua valendo o que a sinalização das ruas já indica, variando dos 30 aos 50 quilômetros por hora, dependendo do trecho.

10 – Extensão

A prefeitura de Curitiba tem projetos para estender o binário até a Rodovia dos Minérios, que dá acesso a Almirante Tamandaré. No entanto, isso exige um investimento maior, pois serão necessárias algumas desapropriações na região.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo