Conforme previsto, termina nesta sexta-feira (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomelite. Em Curitiba, o horário de atendimento e os endereços das 110 unidades onde está sendo realizada a campanha estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde. Crianças de 12 meses a 5 anos de idade devem ser imunizadas, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente.

continua após a publicidade

Para receber as vacinas, é preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteira de vacinação. “Queremos vacinar todas as crianças entre 12 meses e 5 anos, mesmo aquelas que estejam com a carteira em dia, por segurança e pelo momento epidemiológico que o país vive”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira.

O objetivo da campanha em Curitiba é manter a cobertura alta das vacinas, minimizando o risco de reintrodução das doenças. A meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde é de 95% de cobertura. Em Curitiba, a cobertura da vacina tríplice viral é de 95,8% e da vacina contra a poliomielite é de 92,9%.

Essa alta cobertura não é a realidade em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, 312 municípios brasileiros estão com cobertura abaixo de 50% para poliomielite. Além disso, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Há, ainda, casos isolados importados registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará.

continua após a publicidade

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

continua após a publicidade

Coritiba tem um novo recomeço, mas com ou sem Tcheco?