Depois de cerca de dois meses, a vacina BCG voltará a ser oferecida em todas as unidades básicas de saúde de Curitiba a partir da próxima semana. Desde fevereiro, a vacina era ofertada em cronograma especial concentrado em 13 postos de saúde. Ainda assim, as unidades de saúde de Curitiba vão oferecer a vacina em dias específicos, para que não haja desperdício de doses, conforme cronograma divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde.
“Cada frasco contém dez doses e, depois de aberto, dura até seis horas. Por isso, temos de utilizar cada frasco da forma mais eficiente possível. Concentrando as aplicações num dia da semana, evitamos desperdícios”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Augusto de Oliveira.
Cronograma especial
De acordo com informações da prefeitura, o cronograma temporário foi criado em fevereiro para otimizar o uso das vacinas, que estavam temporariamente escassas, pois o Ministério da Saúde estava finalizando o período de análise de lotes comprados de um novo fornecedor.
A estratégia de centralização dos frascos em postos de saúde estratégicos foi importante para que não houvesse desperdício e falta de vacinas. Como o Ministério da Saúde está regularizando a distribuição, a vacina pôde voltar a ser oferecida em toda a rede.
Esquema vacinal
A vacina BCG protege contra a tuberculose e é indicada em dose única. Em Curitiba, é habitualmente aplicada no primeiro mês de vida, mas pode ser feita posteriormente.
A população prioritária para receber a vacina são crianças de até um ano de idade. Mas ela pode ser tomada com a mesma eficácia de proteção até os 4 anos de idade.
Espera pela vacina da febre amarela é grande nas unidades de saúde de Curitiba