Ontem foi o primeiro dia útil de funcionamento do terminal Guaraituba, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Porém, a exemplo do que aconteceu no sábado (primeiro dia de operação do terminal), as mudanças nos locais de parada dos ônibus, assim como os horários dos mesmos, ainda confundiam os usuários.

continua após a publicidade

A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa que opera o transporte, admite que ainda existem alguns problemas de comunicação visual no terminal, mas garante que a sinalização está sendo finalizada.

“Estou meio perdida. Não tenho os horários dos ônibus em mãos e desconheço os locais de parada. Mas acho que até o final da semana já estarei mais ambientada”, comentou a dona de casa Rose Marchi, que na manhã de ontem se deslocava até o hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.

A analista de cobranças Sineida Alves Batista também tinha dificuldades para encontrar a parada da linha Maria do Rosário, que a levaria até as proximidades da BR-116. Ela gostaria que a abertura do terminal culminasse com a implantação de mais ônibus nas linhas.

continua após a publicidade

“Meu ônibus passa de 40 em 40 minutos. É um tempo grande e hoje (ontem) ainda não sei em que horário ele vai chegar ao terminal. Espero que mais veículos sejam colocados para circular”, afirmou.

Fábio Alexandre
Sineida Alves Batista: mais ônibus.

Mais segurança aos passageiros é o que espera a auxiliar administrativa Jane Aparecida de Oliveira, que ontem, no Guaraituba, aguardava um ônibus que a levasse para o município de Quatro Barras.

continua após a publicidade

“Espero que, com o terminal, aguardar o ônibus fique mais seguro. Anteriormente, eu tinha que caminhar meia hora da minha casa até o terminal Maracanã. Ia sempre atenta e agarrada à bolsa. Agora, tem um ônibus que vai da minha casa até o Guaraituba, de onde pego outro veículo para ir até o trabalho.”

Independente dos pequenos problemas de localização citados pelos passageiros, o bancário Paulo Sérgio Duarte, que seguia em direção a Bocaiúva do Sul, acredita que o terminal Guaraituba vai contribuir para que o transporte coletivo em Colombo se torne mais humanizado. “O transporte público estava muito decadente no município. Espero que isso mude com o Guaraituba e com o fim das obras do terminal Maracanã.”

Urbs

A Urbs informa que a operacionalização do terminal Guaraituba foi definida pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que os horários dos ônibus já estão estabelecidos e que, nas linhas (no total, são dez linhas de alimentadores, uma de ligeirinho e duas troncais em operação no terminal), foi mantido o mesmo número de viagens anteriormente feitas ao terminal Maracanã.

A Urbs espera que, finalizada a sinalização no Guaraituba, os problemas de localização devem ser resolvidos. Os horários dos ônibus podem ser acessados pelo site www.urbs.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3350-6300.