A Urbs (empresa municipal que gerencia o transporte público em Curitiba) iniciou nesta segunda-feira (11) a testar mudanças no sistema para tentar barrar os fura-catracas nos ônibus. O novo ajuste elimina a rampa instalada na porta dos veículos e aproxima mais o sistema da plataforma de embarque e desembarque das estações-tubo.
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Os testes estão sendo feitos em quatro estações da linha Centenário. São elas: Marechal Deodoro, Praça do Expedicionário, Jardim Botânico e Terminal Centenário. Nos primeiros dias, fiscais da Urbs acompanharão o uso do sistema. E dependendo do resultado dos testes, os biarticulados poderão ser contemplados com as atualizações.
Essa é a segunda alteração no sistema implementado em 9 de janeiro. Após ser facilmente burlado pelos fura-catracas três dias após o lançamento, a Urbs fez um reforço ao anteparo – uma espécie de gradil entre as portas do coletivo e a plataforma. –, instalando estruturas de borrachas nas grades para reduzir o espaço nas invasões.
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O sistema que está sendo testado a partir desta segunda-feira também pode acelerar o embarque e o desembarque, já que não há a necessidade da descida e da subida da rampa. Além disso, o custo com manutenção dos ônibus pode ser reduzido. Isso porque as rampas estão entre os itens que mais exigem manutenção.
Prejuízo
A tentativa de conter os fura-catracas é uma demanda antiga da prefeitura de Curitiba. A estimativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Curitiba (Setransp) é de as pessoas que não pagam passagem causam um prejuízo de R$ 6 milhões por ano, o equivalente ao valor de seis biarticulados novos.
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Levantamento do Setransp em 2018 apontou que, em média, 3.995 passageiros pulam a catraca por dia nas estações e terminais. A campeã é a estação-tubo Passeio Público, no Centro. Nos sete dias de observação do sindicato, 1.462 pessoas invadiram a estação no sentido Santa Cândida e 378 no sentido Capão Rosa.
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