Estações-tubo

Urbs retira rampas de ônibus e reforça sistema contra fura-catracas

Urbs retirou rampas de alguns ônibus para aproximá-los da plataforma de embarque e desembarque. Foto: Divulgação/Lucilia Guimarães/SMCS
Urbs retirou rampas de alguns ônibus para aproximá-los da plataforma de embarque e desembarque. Foto: Divulgação/Lucilia Guimarães/SMCS

A Urbs (empresa municipal que gerencia o transporte público em Curitiba) iniciou nesta segunda-feira (11) a testar mudanças no sistema para tentar barrar os fura-catracas nos ônibus. O novo ajuste elimina a rampa instalada na porta dos veículos e aproxima mais o sistema da plataforma de embarque e desembarque das estações-tubo.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Os testes estão sendo feitos em quatro estações da linha Centenário. São elas: Marechal Deodoro, Praça do Expedicionário, Jardim Botânico e Terminal Centenário. Nos primeiros dias, fiscais da Urbs acompanharão o uso do sistema. E dependendo do resultado dos testes, os biarticulados poderão ser contemplados com as atualizações.

Essa é a segunda alteração no sistema implementado em 9 de janeiro. Após ser facilmente burlado pelos fura-catracas três dias após o lançamento, a Urbs fez um reforço ao anteparo – uma espécie de gradil entre as portas do coletivo e a plataforma. –, instalando estruturas de borrachas nas grades para reduzir o espaço nas invasões.

+Leia também: Trânsito de Curitiba vai ganhar maior movimento a partir desta semana

O sistema que está sendo testado a partir desta segunda-feira também pode acelerar o embarque e o desembarque, já que não há a necessidade da descida e da subida da rampa. Além disso, o custo com manutenção dos ônibus pode ser reduzido. Isso porque as rampas estão entre os itens que mais exigem manutenção.

Prejuízo

A tentativa de conter os fura-catracas é uma demanda antiga da prefeitura de Curitiba. A estimativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Curitiba (Setransp) é de as pessoas que não pagam passagem causam um prejuízo de R$ 6 milhões por ano, o equivalente ao valor de seis biarticulados novos.

+ Leia mais: Das dez UPS instaladas em Curitiba, apenas quatro ainda funcionam

Levantamento do Setransp em 2018 apontou que, em média, 3.995 passageiros pulam a catraca por dia nas estações e terminais. A campeã é a estação-tubo Passeio Público, no Centro. Nos sete dias de observação do sindicato, 1.462 pessoas invadiram a estação no sentido Santa Cândida e 378 no sentido Capão Rosa.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Obras podem causar falta de água em mais 50 bairros da Grande Curitiba nesta semana

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna